terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Volta meu Filho !

Lucas 15, 11 - 32
“O pai, porém, disse aos seus servos :
Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, coloque um anel no dedo e sandálias nos pés;
trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos ;
porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se
Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
 Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo .
E ele informou : veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde . Ele se indignou e não queria entrar, saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo.
Mas ele respondeu a seu pai. Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos ;
vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes , tu mandaste matar para ele o novilho cevado
Então, lhe respondeu o pai : Meu filho, tu sempre estás comigo ; tudo o que é meu é teu.
Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”

Queridos Irmãos,
Esta semana muito me incomodou esta passagem, por que vem de encontro com a realidade de todos, a passagem do filho pródigo é muito conhecida por isso somente um trecho dela postarei para nossa reflexão.
“Trazei de pressa a melhor roupa ...”  Foi  a primeira palavra do Pai que ansioso esperava a volta do filho, e acrescenta ainda mais coloque anel no dedo e sandálias nos pés,  que quer dizer ponho toda a dignidade para este meu filho que volta para a casa paterna.
Mas isto não basta porque a felicidade é imensa, matai também um novilho gordo para regozijar-nos.
Porem o irmão mais velho revoltou-se com tudo aquilo como nos diz na passagem, e não queria entrar para fazer festa, com o Pai, seu irmão, e os criados, por que era duro de coração, quantas vezes em nossos lares, grupos, escolas e trabalho, temos irmãos como este que ao invés, de alegrar-se conosco pelas conquistas, nos atiram pedras, inventam inverdades que destrói a dignidade  humana, Mas o filho mais velho não queria ouvir o Pai e acrescentava dizendo: Tu nunca me deste uma festa  para meus amigos e eu, mas o Pai diz : tudo o que é meu também é seu.
Mas pela dureza de coração do filho ele não conseguia compreender, Deus faz assim conosco, muitas vezes pelo nosso coração estar fechado a graça de Deus  não conseguimos entender os projetos de Deus na nossa vida, e julgamos que o Pai que é Deus, ajuda mais o outro irmão do que a nós, quantos irmãos decaídos por falta de um ombro amigo para ampará-los, e nós no egoísmo de achar que Deus não nos ajuda, somente o outro.
Deus age nas pequenas coisas, que as vezes nem notamos, Deus opera grandes maravilhas  muitas das vezes com pequenas coisas, comecem prestar mais atenção a sua volta para melhor entendermos a Deus.
Deus não é assim tão complicado, como nós pensamos, Deus é muito simples e age nesta simplicidade. Mais uma vez Jesus vem de encontro com a realidade da humanidade através desta parábola.
Fique na Paz !!!!
Um Forte Abraço !!!                          Édipo José C. Renizeke.