quinta-feira, 15 de julho de 2010

RCC: missão, visão, futuro

Notícia postada dia 15/07/2010 | 19:53:18


Na segunda pregação desta quinta-feira (15), o presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan, falou sobre o tema “Eu amo a RCC”. Durante mais de uma hora, ele explicou claramente a sua visão a respeito do papel do Movimento para os próximos anos.
Os milhares de inscritos de todo o país ouviram Volcan explicar que Deus, através do Espírito Santo, age entre os homens. Graças a isso, percebemos que temos algo a dizer e a fazer, que temos obrigação de agir, pois as pessoas têm o direito de ouvir o Evangelho. Queremos trabalhar e gastar-nos. A  estrutura da RCC, um movimento profético que escuta a Deus e faz aquilo que Ele pede, propicia tais ações, acrescentou.
Para Marcos, o papel da RCC já era profetizado por São Paulo: “Que os homens nos considerem, pois, simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus” (I Cor 4,1). Mas, para que esse papel possa ser desempenhado a contento, é preciso planejar e organizar o que já foi feito, com um trabalho de planejamento estratégico que prevê ações e projetos até 2017.
O planejamento estabelece uma visão para a RCC: formar discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da experiência de Batismo no Espírito Santo. Estabelece também uma visão organizada, que consiste em consolidar a Renovação Carismática Católica em todo o território brasileiro, na condição de movimento eclesial ardoroso, organizado, unido e missionário, que manifesta o rosto e a memória de Pentecostes, tanto na comunidade quanto na pessoa de cada um de seus membros, em todos os ambientes.
Finalmente, Volcan falou sobre a visão profética: como militância apostólica e combatividade profética, trabalhar pela difusão da espiritualidade e Cultura de Pentecostes. Trata-se de um chamado para todos nós, explicou Marcos. É tempo de vida nova no Espírito Santo, tempo de vida de combate, de militância. O tempo de comodismo já passou. Temos de buscar um novo tipo de compromisso!
Com o trabalho e o comprometimento de todos, até 2017 a RCC deverá ser um movimento mais vigoroso, com mais grupos de oração, mais cheio de vida, mais cheio de pessoas transformadas pela ação do Espírito Santo. O que cada um de nós pode fazer para viver tudo isso de uma forma nova, com um elevado tipo de compromisso? - perguntou o Presidente do Conselho Nacional da RCC. Em seguida, ele ofereceu como exemplo o projeto “Amigos de Deus”, que propõe que valorizemos as práticas espirituais, como a leitura orante da Palavra, o jejum e a adoração, tanto individualmente quanto nos Grupos de Oração.