quinta-feira, 15 de julho de 2010

Exortados a assumir a identidade de Pentecostes

Notícia postada dia 15/07/2010 | 15:32:35


"A Cultura de Pentecostes só vai acontecer se formos santos“, afirmou Rogério Soares, membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC), diante de uma multidão que lotou hoje (15) o centro de eventos da Expominas, em Belo Horizonte(MG). A partir da citação “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rom. 12,2a), o pregador convocou os membros da RCC a compreender e testemunhar na própria vida a Cultura de Pentecostes. “Temos que implantar uma cultura no mundo, mas devemos começar entre nós”, assinalou.
Recordando a denúncia que a Igreja faz de uma cultura secularizada e relativista, que fomenta uma vida sem Deus, Rogério Soares enfatizou ser necessário levar a cultura cristã não os costumes pagãos ao mundo. "É preciso refletir sobre o nosso chamado, a nossa vocação, exercitando uma cultura que possa transformar o mundo, a partir da transformação do nosso próprio pensar e comportamento”, ressaltou.
Citando o apelo do Papa João Paulo II à Renovação Carismática: “Em nosso tempo ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja amado e conhecido”, o pregador disse que o imperativo para a RCC é vivenciar o Batismo no Espírito Santo e experimentar esse chamado no chão da vida, nas cidades e nos Grupos de Oração. 
A RCC, disse Rogério, já assumiu esse chamado da Igreja, por meio de várias iniciativas, como por exemplo, o Projeto Celebrando Pentecostes. Ele considerou, entretanto, ser necessário que a Cultura de Pentecostes seja melhor compreendida por todos, identificando diversos pontos de reflexão. Destacou inicialmente que viver uma cultura é ter uma identidade. “O Pentecostes investe um jeito novo de ser, muda todo o ser de uma pessoa”, concluiu observando que a Cultura de Pentecostes pressupõe ainda organização e obediência dentro do Movimento, refletindo os costumes e tradições de pessoas que conhecem a graça.
A pregação foi encerrada com um momento de oração, em que os congressistas, com as Bíblias nas mãos, pediram o poder do Espírito Santo para anunciar a Palavra com coragem, a partir da própria vida.