segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A juventude da Cruz

Sábado. 14 de novembro de 2010. Um dia que ficará marcado na história da juventude católica brasileira. “O Senhor nesta tarde reserva uma grande surpresa para a nossa nação.” Assim, Márcio Zolin inicia a pregação considerada o ápice do ENJ deste ano.
Baseado na Segunda Carta de Timóteo, capítulo 1 a 5, o coordenador nacional do Ministério Jovem entende que a juventude é dona da notícia que pode impactar o mundo. “Somente de Deus provém a verdadeira revolução, diz o Papa Bento XVI.  Não podemos ter medo de dizer que somos de Jesus, que somos católicos. Esta geração é aquela que não renega o nome de Deus”, afirma Zolin.
Durante a pregação, o coordenador lembrava  do Império Romano que era composto por um povo politeísta, que cultuava diversos deuses, e  por gerações inteiras marcadas pelo pecado da orgia e prostituição. No entanto, os primeiros cristãos não se calavam. Quanto mais eles eram mortos, mais eles cresciam e o Evangelho era difundido. “Nós precisamos falar o nome de Jesus de uma maneira explícita, irmãos! A nossa missão precisa ser autêntica, Jesus é o Senhor, não é um psicólogo”, exortou ele. O Papa João Paulo II afirma que o jovem é capaz de incendiar a face da terra. “Eu fico imaginando: se todos os jovens se conscientizarem desta verdade, nós ganharíamos o mundo para Jesus. Eu acredito que é possível”.
Márcio disse que onde há cristãos comprometidos com a cruz e a salvação, a violência, a prostituição e todos os artifícios do mal não podem prevalecer. “Qual é a juventude que nós devemos ser?”, pergunta ele. “Nós somos jovens fortes! Basta que a Palavra de Deus permaneça em nós e através dela mudaremos o mundo, o tornaremos mais humano e ao mesmo tempo de acordo com a vontade do Pai”. Continuando a pregação, o coordenador disse que a juventude precisa chegar às raízes do mal. “O jovem precisa fazer do Grupo de Oração, um grupo missionário.”
Testemunhando sua história, Márcio contou que sempre chorava no Grupo de Oração, pois sentia que Deus o enviaria para terras distantes e que, em épocas difíceis, caminhava vários quilômetros para sentir aquela paz, o verdadeiro encontro com Deus. “Deus nos dá condições para servi-lo”, afirma ele.  “Mesmo se estivermos, hoje, em um oásis, precisamos voltar ao deserto, pois, se não passarmos pelo deserto, não pisaremos na terra prometida. Qual é o nosso conforto? A nossa teologia é a da cruz. Nós anunciamos Jesus Cristo que morreu na cruz”, reforça.
De acordo com Márcio, o povo precisa de remédio verdadeiro e esse remédio a RCC pode oferecer: é o Espírito Santo de Deus.
Já finalizando a pregação, ele convidou a “surpresa” para adentrar o estádio. Coordenadores e representantes de todos os estados brasileiros invadiram o Maracanãzinho com cruzes e ícones da Virgem Maria. Esses objetos fazem parte da profecia que Deus concedeu à nação brasileira, no ENF 2007. O público extasiado chorava, rejubilava e louvava. Neste momento, o Brasil foi consagrado ao Senhor e esses jovens, enviados à missão.
Já vivendo a expectativa da Jornada Mundial da Juventude de 2011, esses líderes prepararão as cidades e regiões para fazer do Brasil uma terra de missão, capaz de acolher jovens do mundo inteiro. Em todos os eventos diocesanos, a cruz de cada estado estará presente simbolizando a nova etapa que o Ministério Jovem vive.  “Somos uma juventude corajosa, em estado permanente de missão”, rezou Zolin.
Emocionado, o coordenador nacional, disse que a juventude brasileira precisa deixar uma marca na história e que, em oração, ele tinha a visualização de Jesus soprando o Espírito Santo sobre nós.  “A marca que queremos deixar é de uma juventude forte, que não olha para trás, corajosa, como um grande e imenso exército”, afirma Márcio. A juventude estremeceu o local dizendo SIM ao projeto de Deus, acompanhando a cruz do seu Estado, cantando e louvando o Senhor.
Equipe de Comunicação - ENJ